terça-feira, 27 de abril de 2010

Conclusão


Percebemos de acordo com as nossas visitas aos colégios que a maior parte daqueles envolvidos com a educação escolar, sejam alunos ou professores, acreditam que a tecnologia pode auxiliar no ensino de alguma forma.


Os alunos gostariam de maior interação com a aula em si, seja por meio de mesas digitais, lousas digitais ou outros equipamentos que os permitam visualizar o conteúdo de forma dinâmica e os estimular a conhecer mais a fundo o conteúdo da disciplina que estão estudando. Os professores compartilham destas idéias além daquelas mais difundidas, como o uso de retroprojetores.


Percebemos também que existe um esforço muito grande, principalmente pelos professores da escola pública de levar aos alunos algum tipo de novidade (mesmo que para outros nem tanta), que infelizmente muitas vezes não passam do plano das idéias ou são barradas pela falta de infra-estrutura. Este é um ponto de clara diferença entre o ensino público e privado: os recursos disponíveis para se introduzir recursos tecnológicos em sala de aula, embora, percebemos que a realidade dos alunos também influi no interesse em tecnologia na aula. há, em algumas escolas públicas o interesse de atualização dos professores nas novidades tecnológicas para que estes tenham conhecimento a passar aos seus alunos, isso é muito interessante para que o professor não passe como antiquado na visão dos alunos e acabe por aprender com estes.


Outro ponto importante é que os alunos, de forma geral, têm consciência do uso inadequado da tecnologia e dos malefícios trazidos para si próprios. Contudo, de acordo com o trabalho desenvolvido, notamos que de fato a tecnologia pode auxiliar no ensino e no aprendizado uma vez que esta determina aulas mais práticas e dinâmicas, dando melhores condições aos professores de terem ferramentas para transmitir o conhecimento adquirido e aos alunos que se sintam motivados a aprender.

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