terça-feira, 27 de abril de 2010

EMEF Marechal Juarez Tavora

Escola: EMEF Marechal Juarez Tavora
Cidade: São Paulo
Bairro: Ponte Rasa
Média de 30 alunos por sala
Classe predominante na região: população de baixa renda

Dados relacionados ao depoimento da Coordenadora Pedagógica da escola, Sidnéia Ribas e observações realizadas na visita à escola.

A escola possui 98 professores e 1200 alunos, todos têm acesso ao computador e a internet na escola.
Há recursos tecnológicos como computadores, projetor, home teather, Tv, DVD, etc. E há utilização freqüente destes equipamentos.
A escola conta com um programa do governo (PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola – verba governamental para implementação de recursos físicos e tecnológicos) e com o PTRF (Programa de Transferência de Recursos Financeiros) organizado pela Associação de Pais e Mestres (APM).
A escola possui amplo incentivo na questão de inclusão de tecnologia, inter-transdisciplinaridade e transversalidade (conceitos que surgem no contexto de renovação pedagógica e incluem ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual expressando conceitos e valores fundamentais à cidadania) através de incentivos à pesquisas de campo (ex: visita à quilombos do litoral paulista, à nascente do Rio Tiête, Barra Bonita, etc.), uso de laboratórios de informática (atualmente possuem 70 computadores para uso dos alunos), laboratório de ciências, laboratório de informação educativa e a sala TIC (tecnologia, informação e comunicação).
Os recursos tecnológicos são usados com freqüência semanal com atualização e reciclagem inclusive aos professores através da Jornada Integral de Formação, para que estes estejam sempre atualizados quanto às novidades em educação (incluindo a tecnologia usada como forma de didática).
A Coordenadora Pedagógica Sidnéia Ribas quando questionada a respeito da importância da tecnologia no ensino: “No primeiro momento é uma ferramenta para o aluno aprender a utilizar o computador para seus trabalhos e pesquisas, depois é uma forma de o aluno ter o conhecimento além da escola, para ampliar a gama de conhecimento cientifico, e o aluno vai absorvendo isso de maneira gradual”. E questionada sobre a desvantagem da tecnologia ela complementa: “Quando o aluno não sabe utilizar vira um atrativo banal, que não acrescenta o conhecimento do aluno, mas como a introdução dessa tecnologia é gradual, depois que ele passa da fase de curiosidades banais, passa a utilizá-la de maneira mais produtiva”A escola nos esclareceu que não poderíamos fotografar o ambiente escolar pela acirrada política de direito de imagem que a prefeitura de São Paulo impõe.

Através da entrevista realizada com os alunos da 7ªE no periodo da tarde temos alguns dados interessantes:


O principal meio de locomoção até a escola é a opção "A pé" seguido por "Perua Escolar" evidenciando que a maioria dos alunos moram na região




97% dos alunos tem acesso à internet e como mostra o gráfico a seguir, a maioria tem acesso à internet em casa



Um dos maiores problemas da tecnologia no ensino é o fato dela ser mais interessante para crianças dessa idade que os livros, mas a escola os incentiva na leitura do livro paradidático e o proximo gráfico evidencia esse dado mostrando que a maioria dos alunos leu um livro há menos de um mês



E a principal fonte de noticias ainda é a Televisão:



Interessante ressaltar que grande parte dos alunos sabem que crimes podem ser cometidos pela internet e deram alguns exemplos:


Algumas respostas referente à questão: "Na sua opinião, qual a importancia da tecnologia no ensino?"

-"Por exemplo, sempre que tem que abrir uma página da internet você sempre acaba lendo as notícias embaixo"

- "Pouca, pois na internet já vem tudo pronto, é só recortar e colar"

-"Ah, muito pra mim, 'pq' é tudo mais prático"

Deu pra notar pelas respostas, em geral, que os alunos definem tecnologia por internet e computador possivelmente por ser o tipo de tecnologia que mais os interessa.
A visita a escola foi muito bem organizada com muita compreensão por parte da direção. Tivemos o horário de uma aula para aplicar o questionario e foi muito produtivo visto que alguns alunos me procuraram curiosos sobre o que eu fazia e como era a faculdade em que estudava.

Nenhum comentário: