terça-feira, 27 de abril de 2010

Colégio Magno

No dia 15/04, nosso grupo de Estrutura e Dinâmica Social foi ao Colégio Magno, localizado na rua Sócrates 164, no bairro Jardim Marajoara, para ver como era a estrutura de um colégio particular.
Infelizmente não foi concedido a nós o direito de imagem e devido a este fato não pudemos fotografar e filmar algumas coisas que gostaríamos de aqui estar mostrando. Além disso, não pudemos entrar no colégio no período de aulas e entrevistar uma classe com todos os alunos. Portanto, juntamos um grupo de oito alunos do primeiro ano do ensino médio para que pudéssemos entrevistá-los e realizar o nosso trabalho.
Ao chegarmos lá, vimos que o bairro é de classe média em um meio comercial e residencial. O colégio é cercado por muros altos e há seguranças nas entradas.
A primeira coisa observada por nós ao entrarmos no colégio, foi a respeito infra-estrutura do colégio: catracas para o acesso da escola, arquitetura contemporânea, local muito limpo, grande área, salas grandes e organizadas e funcionários educados e atenciosos.
Primeiramente, realizamos um pequeno questionário com alunos do primeiro ano do ensino médio e também com o coordenador do ensino médio. Os resultados mais diversos foram o meio de locomoção, onde diferente das escolas públicas, a maioria dos alunos vão à escola de carro:



E dentre as principais fontes de notícias:




Mostrando que dentre os entrevistados, apesar de outras opções como rádio e jornais, ter como maior fonte de noticias a televisão.
Há neste colégio, cinco laboratórios de informática equipados com computadores de excelente qualidade e de livre acesso pelos alunos e professores no momento em que eles bem entenderem e laboratórios de química, física e química, também, muito bem equipados.
Na sala de aula, pudemos observar a ótima qualidade das carteiras, lousas, iluminação e ventilação (salas com janelas, ventiladores e algumas com ar-condicionado).
Como nosso tema é tecnologia no ensino, ficamos surpresos com o que a escola pode oferecer. Entre eles, têm-se salas com equipamentos audiovisuais, lousa eletrônica, cursos de robótica, cozinha experimental, estúdio para gravação profissional de som, laboratório de rádio e TV, laboratório astronômico entre outros.
Vale destacar, também, que o colégio dá um grande incentivo ao esporte, tendo em vista todas as modalidades por eles disponibilizadas. Entre eles, tem-se alpinismo, arte circense, atletismo, balé clássico, capoeira, culinária, fitness, natação entre outros.
Agora, vamos ao ponto que interessa: Resposta de alunos a perguntas feitas por nós. É claro que é impossível apurar aqui todos os dados obtidos por nós, mas alguns deles merecem destaque. Uma das perguntas feita aos alunos do primeiro ano do ensino médio foi a respeito do computador na vida dos estudantes, a respeito de ter internet e a respeito do uso dela.
De acordo com as respostas, pudemos ver que todos os alunos tinham computador(inclusive, grande parte tinha um computador dele mesmo), todos tinham internet e a utilizavam todos os dias. Como este dado já era esperado por nós, colocamos a seguinte pergunta: "Você já deixou de realizar alguma atividade para ficar na internet?" E algumas respostas foram:
- "Deixei de ir na natação pra jogar Counter-Strike" - Caio Lucca

- "Várias vezes não estudei para provas porque fiquei no MSN" - Alessandra Kimura

- "Não fui na minha aula de violão para ficar falando com a namorada no MSN" - Danilo Mendes

Outra pergunta feita por nós que merece destaque foi: "Você acredita que crimes podem ser cometidos pela internet?". E, como resposta, tivemos:

- "Acho que clonagem de senhas para serviços de banco on-line" - Caio Lucca

- "Roubos de dados pessoais para aplicar golpes" - Alessandra Kimura

- "Acho que o mais falado hoje em dia é pedofilia" - Danilo Mendes

-"Algumas pessoas se aproveitam das outras em sites de compra" - Camila Contart

- "Acho que existem crimes em relação ao cartão de crédito On-line" - Gisela Costa Neves

-"Acho que um crime muito cometido é tipo ladrões pegarem dados de endereço com uma criança ingênua" - André Teixera
- "Acho que roubo de senhas, dados bancários e pedofilia entre muitos outros" - Andressa Moreira


E, por fim, uma pergunta que nos mostrou a dependência dos atuais estudantes com a tecnologia foi: "Como recursos tecnológicos podem ajudar no aprendizado do aluno?" Como resposta, os alunos disseram que é estimulante aprender por meio de recursos tecnológicos porque são somos super ligados a ela.
Concluímos, então, que o Colégio Magno oferece um ensino bastante embasado em recursos tecnológicos a fim de propiciar um melhor aprendizado aos alunos. A escola, além de uma ótima infra-estrutura, tem um projeto pedagógico muito bom que visa, além do vestibular, a formação do indivíduo e cidadãos para exercer a vida.

Nenhum comentário: