quinta-feira, 22 de abril de 2010

E.E. Simon Bolívar

Escola: Estadual "Simon Bolívar"
Cidade: Diadema -SP
Bairro: Eldorado
Média de alunos por sala: 35 no ensino fundamental e 40 no ensino médio.

Apesar da escola ser localizada na periferia de Diadema, em que a grande maioria dos alunos vai a pé para a aula, os dados mostram que todos os alunos, de uma maneira geral, tem acesso a algum tipo de tecnologia, sendo que todos afirmaram ter acesso a internet e mais da metade o fazem quase todo dia.



92% dos alunos afirmaram ser a internet a principal fonte de pesquisa para as atividades escolares. Pórem, quando questionados sobre o principal meio de notícias, foi a televisão que obteve 60% da preferência.


Um dado relevante da pesquisa é de que 94% dos alunos reconhecem que a internet pode ser usada ilegalmente por indivíduos mal intencionados, sendo que a maioria dos alunos responderam ser a pedofilia uma das principais modalidades de infrações.

Um dos meios que os alunos possuem de acessar a internet é a própria escola, pois mesmo não tendo laboratório específico para tal uso e infraestrutura adequada, eles foram contemplados por um projeto da iniciativa privada (Fundação Telefônica), que forneceu netbooks para a escola. O projeto foi implementado para diminuir a evasão e atrair os alunos com a tecnologia.

Ainda com relação a tecnologia 86% dos alunos acreditam que filmes podem auxiliar no aprendizado e 72% acreditam o mesmo, com relação a música. Mesmo sabendo da importância destes dois meios tecnológicos, observa-se uma dificuldade para a utilização dos equipamentos necessários, por causa da falta de infraestrutura e do perigo de depredação.
Por último discutiu-se a utilização do celular, onde verificou que 78% dos alunos responderam que possuem o aparelho. Sendo que a maioria utiliza mais este recurso para registrar fotos e videos e em segundo para fazer ligação propriamente dita. Uma pequena parcela (3%) utilizam o celular como meio de acesso a internet.




Como aconteceu a visita:

O primeiro contato foi feito com a diretora da escola E.E. Simon Bolivar Sra. Nilza, para quem pedimos a autorização para entrarmos em uma sala do 1º ano do ensino médio. Sem muitas dificuldades conseguimos marcar um dia para a nossa visita - 09/04-, com a turma: 1ºA, do período diurno. Os alunos da sala participante da nossa pesquisa, levaram aos seus respectivos responsáveis uma autorização para o uso do nome e imagem.

No dia marcado fomos a escola, onde fomos recebidos pela professora de Língua Portuguesa Enir Ester Portella Garcia, que dava sua aula na hora em que chegamos.


Foi explicado aos alunos o objetivo de nossa visita e entregue um questionário para cada aluno. Tal questionário abordava questões relacionadas ao uso da tecnologia em geral, principalmente focado no aprendizado. Depois de respondido o questionário, houve uma discussão com a sala, na qual foram abordadas questões amplas sobre o mesmo assunto.
Dois alunos, Sediliner de M. G. Alves e Francisco Henrique F. da Silva, ambos de 15 anos, aceitaram representar a turma em uma gravação, na qual responderam uma questão pertinente ao assunto ("O que seria uma aula ideal?")



VIDEO 1

Em seguida conversamos com o Professor de Matemática, Carlos Alberto de Campos, que se propôs a dar o seu depoimento em relação a mesma questão abordada com os alunos. Com isso, verificamos diferentes pontos de vista existentes dentro da sala de aula.


VIDEO 2

Para finalizar, a coordenadora Glória nos passou dados sobre o colégio.

Foto do pátio da escola

Um comentário:

Unknown disse...

A visita dos alunos da UFABC em nossa escola foi importante em dois aspectos. Primeiramente, por vermos que o caminho que seguimos, usando as novas tecnologia é o rumo certo na educação, já que a pesquisa dos alunos apontam nesse sentido.O outro aspecto relevante observado diz respeito ao interesse dos alunos pela universidade. Eles fizeram perguntas e sentiram que podem sonhar em almejar uma universidade pública mesmo estudando na escola pública(hoje tão desvalorizada por alguns). Parabéns pelo trabalho!!!